top of page
Instituto Alex Reis

Manipulação Visceral associada a Fisioterapia em pessoas com dor lombar crônica e disfunção visceral

Atualizado: 14 de out. de 2019


Objetivo: O objetivo deste estudo foi colher dados para a realização de uma análise de potencial para investigar os efeitos a curto prazo da manipulação visceral associada à fisioterapia convencional na intensidade da dor, mobilidade lombar e funcionalidade de pessoas com lombalgia crônica e disfunções viscerais.


Métodos: Este foi um estudo preliminar, duplo-cego, randomizado, controlado e de ensaios clínicos. Foi realizada uma avaliação cega envolvendo 20 pessoas com lombalgia crônica com disfunção visceral. A percepção da dor, a mobilidade lombar e a funcionalidade foram avaliadas em três momentos: avaliação 1 (1 semana antes da intervenção), avaliação 2 (imediatamente após a última intervenção) e avaliação 3 (1 semana após a última intervenção). O protocolo consistiu em uma sessão de 50 minutos de fisioterapia convencional e manipulação visceral. Os participantes foram alocados aleatoriamente em 2 grupos: 10 para o grupo experimental (fisioterapia convencional e manipulação visceral) e 10 para o grupo controle (fisioterapia convencional e manipulação visceral com placebo).


Resultados: Reduções significativas foram encontradas no grupo experimental para mobilidade lombar e funcionalidade específica em comparação com o grupo controle (P < 05). Não houve diferenças significativas para a percepção da dor e funcionalidade global.


Conclusão: A combinação de manipulação visceral e programa de fisioterapia convencional demonstrou diferenças significativas entre os grupos ao longo do tempo para mobilidade da coluna lombar e funcionalidade específica. Esses ganhos ocorreram após 5 sessões, uma vez por semana, e foram mantidos 1 semana após o término do tratamento. Este estudo gerou dados para a realização de uma análise de com grande potencial para informar futuros projetos nas pesquisas clínicas nessa linha de investigação.


Leia mais: clique no link abaixo para ver o artigo completo


4 visualizações0 comentário

Comments


BLOG SAÚDE & MOVIMENTO

bottom of page