Descubra como diagnosticar e tratar a fascite plantar
A fascíte plantar, é uma condição auto limitante, é uma das causas comuns de dor no calcanhar em adultos. Afeta mais de 1 milhão de pessoas por ano e dois terços dos pacientes com fascite plantar procurarão atendimento médico.
A fascite plantar afeta populações sedentárias e atléticas. Obesidade, pronação excessiva dos pés, corrida excessiva e permanência prolongada são fatores de risco para o desenvolvimento de fascite plantar.
O diagnóstico é baseado principalmente na história e no exame físico. Os pacientes podem apresentar dor no calcanhar com os primeiros passos pela manhã ou após sessão prolongada, e dor aguda com palpação da região do calcâneo plantar medial.
O desconforto na fáscia plantar proximal pode ser provocado pela dorsiflexão passiva do tornozelo / primeiro dedo do pé. O diagnóstico por imagem raramente é necessário para o diagnóstico inicial de fascite plantar. O uso de ultrassonografia e ressonância magnética é reservado para casos recalcitrantes ou para descartar outras patologias do calcanhar; achados de aumento da espessura da fáscia plantar e tecido anormal sinalizam o diagnóstico de fascite plantar.
Tratamentos conservadores ajudam com a dor incapacitante. Inicialmente, os tratamentos direcionados ao paciente que consistem em repouso, modificação de atividade, massagem com gelo, analgésicos orais e técnicas de alongamento podem ser tentados por várias semanas. Se a dor no calcanhar persistir, devem ser considerados tratamentos prescritos pelo médico, como modalidades de fisioterapia, órteses para os pés, talas noturnas e injeções de corticosteróides.
Noventa por cento dos pacientes irão melhorar com essas técnicas conservadoras sendo a Fisioterapia com maior incidência de bons resultados.
Diretrizes da Prática Clínica Baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Seção Ortopédica da Associação Americana de Fisioterapia, oferece algumas das recomendações a terapia manual e alongamentos. O Instituto Alex Reis vai passar algumas dicas de terapias manuais e alongamentos para a patologia Fascite Plantar.
Leia mais: clique no link abaixo para ver o artigo completo
Comments