“Nosso programa do Instituto Alex Reis para indivíduos com 60+ baseado nas evidências cientificas”
Os efeitos positivos a longo prazo do exercício do Pilates no declínio relacionado à idade no equilíbrio e na força de homens e mulheres idosos.
Este estudo teve seu objetivo em avaliar os efeitos do exercício do método do Pilates nos fatores de risco físicos de queda, com 12 meses após uma intervenção inicial de 5 semanas de Pilates.
Os autores desta pesquisa, levantaram a hipótese de que, a participação contínua do Pilates teria um efeito positivo sobre os fatores de risco físicos de queda para a população que continuaram com o exercício do Pilates em comparação aos que cessaram.
A metodologia desta pesquisa foi avaliar 30 adultos idosos ambulatoriais (Méd. = 69 anos, DP = 7) participaram das aulas do Pilates por 5 semanas, com pré-prevenção de testes nomeados como: (Tempo 1 [T1]) e pós-intervenção nomeados como: (Tempo 2 [T2]) e 12 meses depois nomeados como: (Tempo 3 [T3] ).
O equilíbrio e a força das pernas foram comparados usando uma análise de variância bidirecional com medidas repetidas. A oscilação postural, o equilíbrio dinâmico e as melhorias das funções evidentes após o treinamento inicial do Pilates (T1 – T2) foram mantidos em T3 (p <0,01). Diferenças significativas existiram no (Tempo 3) para equilíbrio dinâmico e força entre os participantes que continuaram a praticar Pilates (n = 14) comparados aos que haviam cessado.
Melhorias no equilíbrio após uma curta intervenção no Pilates foram mantidas 1 ano depois em todos os participantes, com maiores benefícios da participação contínua
Conclusão:
Este estudo demonstrou que o exercício de Pilates pode contribuir para melhorias sustentadas nas variáveis de risco de queda aos 12 meses e a participação contínua por 12 meses forneceu benefícios para a manutenção da força em adultos mais velhos. O exercício de Pilates pode fornecer outra opção útil para pessoas idosas e ajudar a incentivar a participação de exercícios que desafiam o equilíbrio e contribuem para o envelhecimento saudável dessa população.
Leia mais: clique no link abaixo para ver o artigo completo
Comments