Objetivos: O tecido ósseo é definido como tecido conjuntivo com uma derivação embriológica que reflete a origem do sistema fascial. A superfície do tecido ósseo faz do sistema ósseo o maior órgão do corpo humano, cujas células mais representativas são os osteócitos. É essencial para a saúde geral do indivíduo, influenciando diferentes órgãos e sistemas, através da produção parácrina hormonal dos osteócitos. No panorama científico moderno, o tecido ósseo foi incluído na definição de continuo fascial apenas em um de nossos artigos. O objetivo deste artigo é enriquecer as motivações que levaram à introdução do osso na descrição da fáscia, ilustrando suas propriedades locais e sistêmicas. O tema final do texto atual será dar uma definição do sistema fascial mais congruente com as noções científicas modernas.
Métodos: O artigo coleta as informações embrionárias e anatômicas do osso e expõe as informações mais recentes em uma revisão narrativa.
Resultados: Os resultados da literatura mostram que o osso é tecido conjuntivo especializado.
Conclusão: O tecido ósseo deve ser incluído nas definições do que é considerado tecido fascial, para melhor visualização do sistema fascial.
Leia mais: clique nos links abaixo para ver os artigos completos
תגובות